Lendas: Borboletas

quarta-feira, 19 de março de 2014

Dizem que os contos das borboletas começaram na China,quando um camponês recebeu a visita de dois espíritos femininos que contaram varias histórias sobre as borboletas.Elas também tem grande importância no Japão,tendo até participado de uma rebelião em Kyoto na era Edo.Aqui vão algumas histórias pra vocês.

Borboletas do amor

Existe uma lenda sobre o imperador chinês Xuanzong,que governou durante o período Tang,que para escolher suas concubinas (isso significa praticamente a mesma coisa que amante) ele fazia uma grande festa ao ar livre e convidava lindas mulheres para abrir os borboletarios e a jovem que algumas dessas borboletas pousassem eram imediatamente escolhidas como concubinas.

Borboletas de bom e mau agouro


No Japão acreditava-se que a borboleta representava a alma das pessoas.Se acaso uma borboleta entrasse em um quarto e se instalasse atrás de um biombo de bambu, era sinal de que a pessoa que ela representava chegaria em breve. A presença da borboleta na casa era sinal de bom agouro, embora dependesse do tipo de pessoa que estava para chegar.Mas nem sempre a borboleta era sinal de boa sorte, principalmente quando elas participaram na história sobre Taira no Masakado,um samurai que foi considerado herói na era Edo por ter desafiado o Governo da época, embora tenha cometido atrocidades.Quando Masakado estava secretamente preparando a revolta em Kyoto, ocorreu um estranho enxame de borboletas que apavorou toda a cidade.Eles acreditaram que as borboletas seriam os espíritos daqueles que iriam morrer.

Borboleta branca


Conta à lenda que um ancião chamado Takahama vivia atrás do cemitério de Sozanji.Ele era uma pessoa extremamente gentil e de modo geral,gostava de seus vizinhos,embora muitos deles o considerassem um tanto maluco (aparentemente sua maluquice vinha do fato de nunca ter casado e nem mesmo demonstrado nenhum tipo de desejo por alguma mulher).Certo dia de verão, o ancião adoeceu gravemente e pediu para chamar a cunhada e o sobrinho, que fizeram em seus últimos momentos.Enquanto sua pequena família o observava,Takahama adormeceu,e uma borboleta branca entrou no quarto e pousou em seu travesseiro.O jovem sobrinho tentou espantá-la com um leque, mas por três vezes ela voltou como se não quisesse deixar o enfermo ancião.Por fim, o sobrinho de Takahama expulsou-a para o jardim, e do jardim para o cemitério onde posou sobre o túmulo de uma mulher por algum tempo, desaparecendo depois misteriosamente.Ao se aproximar do túmulo, o jovem viu o nome “Akiko”, e uma inscrição constando que ela morrera aos dezoito anos de idade. Embora a sepultura estivesse coberta de musgo e sido construída há uns cinquenta anos, ele observou que ela estava rodeada de flores e que um pequeno vaso fora recentemente enchido de água.Quando voltou,encontrou Takahama morto. Então resolveu contar a mãe o que havia acontecido no cemitério.“Akiko”? Perguntou a mãe. “Escute, meu filho, quando seu tio era jovem, ele estava prometido para Akiko, que morreu de tuberculose pouco antes de se casarem. E quando ela deixou este mundo, seu tio decidiu morar perto de sua sepultura, fazendo votos de nunca mais se casar. Durante todos esses anos ele se manteve fiel a esse voto e guardou no coração a doce lembrança de seu único amor. Diariamente ele ia ao cemitério, rezava por ela, limpava a sepultura e depositava flores. Quando Takahama não pôde mais cumprir essa tarefa, Akiko veio busca-lo sob a forma daquela borboleta branca.”
Eu adoro borboletas <3

Kira.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá!

Todos podem se sentir a vontade para comentar, dar sugestões, dicas e afins.
Não comentem apenas para divulgar o seu blog, lembre-se que se quiser divulga-lo basta comentar algo sobre o post em questão, ficaremos felizes em conhecer novos blogs.
Para pedir parcerias entrem em contato pelo Facebook do blog ou pelo email (coisinhasorientaisblog@gmail.com).

Sejam felizes e voltem sempre ~\OuO/~

 
Desenvolvido por Michelly Melo.